Login  Recuperar
Password
  19 de Abril de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Alcobaça
Gravar em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Consultas de Medicina Dentária na USF Pedro e Inês de Alcobaça

As unidades de saúde de Alcobaça, Caldas da Rainha e Óbidos já têm consultas de Medicina Dentária.

21-03-2019 | Paulo Alexandre

O acesso à consulta depende da referenciação pelo médico de família e destina-se, prioritariamente, a adultos com diabetes, doença cardíaca e oncológica e grupos vulneráveis.
Com esta medida pretende-se dar resposta a uma necessidade de saúde bem identificada e essencial para o bem-estar físico, mental e social da população.
Pela importância que adquire no bem-estar pessoal, a Saúde Oral deve fazer parte dos cuidados preventivos e de proximidade e daí o investimento do Ministério da Saúde no “Saúde Oral para todos”. Através deste programa, que conta com a colaboração das Câmaras Municipais para dotar de equipamento os gabinetes de Medicina Dentária dos centros de saúde, pretende-se que até junho de 2020 todos os municípios do País tenham pelo menos um consultório de dentista.
“No caso do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, os gabinetes de Alcobaça, Caldas da Rainha e Óbidos são os primeiros do ACES, pelo que é um marco importante. A partir de agora conseguimos disponibilizar à população destes concelhos mais uma especialidade clínica que certamente se transformará numa mais-valia”, refere Ana Pisco, Diretora Executiva do ACES Oeste Norte.
As duas médicas dentistas e duas assistentes contratadas em regime de prestação de serviços pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) passam a estar dois dias por semana em cada um dos centros de saúde.
Estima-se que em março seja possível alargar as consultas ao Centro de Saúde de Peniche, onde atualmente decorrem obras de beneficiação. Para uma segunda fase estão agendados os consultórios dos centros de saúde do Bombarral e Nazaré.
Nos seis concelhos da área de influência do ACES Oeste Norte há, ainda, higienistas orais que dão resposta a crianças e jovens, nomeadamente na área dos cheques-dentista e Saúde Escolar.
Na ARSLVT, existem atualmente 39 gabinetes Medicina Dentária.
O ACES Oeste Norte presta de cuidados de saúde primários à população dos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche, num total de cerca de 200.000 utentes e de uma área territorial de 1.052 Km2, visando a obtenção de ganhos em saúde para essa população.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar

      Turismo de Coruche

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]