Login  Recuperar
Password
  16 de Dezembro de 2017
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Google Plus Siga a nossa página Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Picasa Siga-nos no YouTube Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Economia, Sociedade, Nazaré, Educação
Gravar em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

“Pequena Terra” numa grande quinta

05-01-2007 |


Aprender a proteger o ambiente

Pioneiro na região, o projecto “Pequena Terra” pretende sensibilizar para os problemas do meio ambiente e promover uma atitude ecológica em todos os seus visitantes.

Joana Fialho

A funcionar há seis meses na Quinta da Lezíria, em Valado dos Frades, o projecto “Pequena Terra” desenvolve actividades eco-pedagógicas e de lazer direccionadas a públicos de diferentes níveis etários. De acordo com a responsável pelo projecto, Emília Paula Grilo, “o que se pretende é despertar nos visitantes um sentimento de responsabilidade em relação ao meio ambiente de forma a promover um futuro melhor”.

O REGIÃO foi visitar a “Pequena Terra” no dia em que mais de uma dezena de crianças do “1 Mimo”, uma Associação de Tempos Livres (ATL) da Benedita, visitavam a quinta no âmbito do programa especial de Natal. Isabel Rogério, uma das responsáveis pelo ATL salientou que “estas actividades têm grande importância na formação das crianças, nomeadamente pelo contacto com a natureza e a consciencialização de que é preciso preservar os bens que temos enquanto os temos.”



Além de jogos ecológicos, as crianças têm ainda a oportunidade de ver como se desenvolvem a agricultura e a pecuária ecológicas, através de visitas guiadas aos estábulos e às plantações. Associada a outros projectos a nível mundial, a Quinta da Lezíria conta com uma grande diversidade de animais, alguns dos quais espécies protegidas e raras, como os faisões (contando com uma colecção que ascende a 32 espécies distintas), um casal de gamos e um bode selvagem.

Embora o projecto desenvolva actividades ao longo de todo o ano, a altura mais apelativa para visitar a quinta é durante a primavera, época de sementeira e preparação dos campos. Além das crianças, o projecto “Pequena Terra desenvolve ainda actividades direccionadas para grupos de idosos e tem também uma vertente de organização de eventos, em parceria com a Quinta do Pinheiro. Entre os grupos que participam nas actividades, destaque para as crianças e para os idosos, que chegam de diferentes associações e instituições.

Quanto aos principais problemas que o projecto enfrenta na sua implementação do projecto, Emília Paula Pinto salienta “a dificuldade de transporte, que não permite que mais crianças venham visitar a quinta, sendo esta uma área onde estão a ser unidos esforços para um maior envolvimento das autarquias”.

Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
Paulo Peixoto11-06-2012 às 14:15
Votação (0)
A Pequena Terra é uma quinta pedagógica localizada em Alcobaça entre suaves colinas e bosques mediterrânicos. Desenvolve as suas atividades com o objetivo de proporcionar uma forte ligação entre o indivíduo e o espaço natural, através da aprendizagem, da diversão e do respeito pela Natureza como prática quotidiana. Desde 15Mai12 está localizada nos Rebelos (N 39.50459 | W 9.03981), concelho de Alcobaça. Contactos: Telemóvel: 918 684 503 ou 917 127 528 Website: www.pequenaterra.com Facebook: www.facebook.com/PequenaTerra Blogue: www.pequenaterra.blogs.sapo.pt E-mail: geral@pequenaterra.com
pub
Booking.com
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar

      Turismo de Coruche

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]